Texto 1
Ensinar exige rigorosidade metódica
O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade
crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com
os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta
rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil
5 do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do
objeto ou do conteúdo superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender
criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos
criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das
condições em que aprender criticamente é possivel a pressuposição por parte dos educandos de que o
10 educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a
eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira
aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do
saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente
de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido
15 pelos educandos.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 26.
a) Explique, com suas próprias palavras, o que distingue os conceitos de “rigorosidade metódica” e de
“discurso bancário”, apresentados por Paulo Freire.
b) Identifique o referente do pronome demonstrativo estes em "que estes não podem a eles, os
educandos, ser simplesmente transferidos” (linhas 10 -11 - texto 1).
€) Conservando o seu sentido original, reescreva a frase abaixo, atendendo à modificação proposta. Faça
as alterações necessárias.
Frase original:
“Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua
razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.” (texto 1)
Frase modificada
Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é aprendido pelos
educandos