Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC - RIO DE JANEIRO - Informativo-expositivo (interpretação de textos) - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Informativo-expositivo (interpretação de textos)
  • Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 2Código: 6463007

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
Exibir texto da questão

Texto 2 Numa versão apócrifa da Odisseia, Lion Feuchtwanger propôs que os marinheiros enfeitiados por Circe e trans- formados em porcos gostaram de sua nova condição e resistiram desesperadamente aos esforços de Ulisses para quebrar o encanto e trazé-los de volta à forma humana. Quando informados por Ulisses de que ele tinha encontrado as ervas mágicas capazes de desfazer a maldição e de que logo seriam humanos novamente, fugiram numa veloci- 5 dade que seu zeloso salvador não pôde acompanhar. Ulisses conseguiu afinal prender um dos suínos; esfregada com a erva maravilhosa, a pele erigada deu lugar a Elpenoros — um marinheiro, como insiste Feuchtwanger, em todos os sentidos mediano e comum, exatamente “como todos os outros, sem se destacar por sua força ou por sua esperteza” O “libertado” Elpenoros não ficou nada grato por sua liberdade, e furiosamente atacou seu “libertador”: Então voltaste, 6 tratante, ó intrometido? Queres novamente nos aborrecer e importunar, queres 10 novamente expor nossos corpos ao perigo e forçar nossos corações sempre a novas decisões? Eu estava tão feliz, eu podia chafurdar na lama e aquecer-me ao sol, eu podia comer e beber, grunhir e guinchar, e estava livre de meditações e dúvidas: “O que devo fazer, isto ou aquilo? Por que vieste? Para jogar-me outra vez na vida odiosa que eu levava antes? Texto adaptado de BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. p.25. a) No Texto 2, o conceito de liberdade é visto de uma forma relativa, e não absoluta. Explique como se estabelece essa relativização, tomando como base o comportamento de Ulisses e Elpenoros. b) Reescreva a frase a seguir, substituindo gostar por conformar-se e esforços por batalha. Os marinheiros transformados em porcos gostaram de sua nova condição e resistiram desesperadamente aos esforços de Ulisses para quebrar o encanto de Circe.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 2Código: 6630972

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

a) Darwin e alguns cientistas (mencionados por ele no texto) têm crenças diferentes quanto aos fatores que promovem mudanças nos organismos da natureza. Explicite tal diferença. b) Complete, de acordo com o texto. i) O trecho “fossem fortuitas”, no primeiro período, pode ser substituído, sem alteração de sentido, por ) No Texto 2, no que diz respeito à variabilidade dos seres orgânicos, estado doméstico relaciona-se a um habitat (1) e estado selvagem relaciona-se a um habitat (2)


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 1Código: 6630971

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

Mantendo o sentido dos trechos em destaque, reescreva-os atendendo ao que é solicitado. Faça as modificações neces- sárias. a) Não use gerún “Tendo yang atingido seu climax, retira-se em favor do yin; tendo o yin atingido seu climax, retira-se em favor do yang” b) Inicie por “A interação”. “Na concepção chinesa, todas as manifestações do tao são geradas pela interação dinâmica desses dois polos arquetípicos ” e) Proponha uma nova pontuação para o trecho abaixo, substituindo apenas o sinal de ponto e virgula e os travessões. “A principal característica do tao é a natureza cíclica de seu movimento incessant aspectos — tanto os do mundo físico quanto os dos domínios psicológico e social —, e: a natureza, em todos os seus e padrões cícli


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(PUC - RIO DE JANEIRO- RJ - 2017)Número Original: 1Código: 6630895

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2017
Exibir texto da questão

a) Explique, de acordo com o Texto 1, o que há em comum entre o processo de compreensão dos sonhos e a indicação de tratamento para pacientes, no que diz respeito à conduta de Freud b) Indique que elemento relacionado a afeto é apresentado no Texto 2 e aponte uma de suas utilidades no dia a dia do ser humano.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6489708

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Sintaxe
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
Exibir texto da questão

Texto 1 Ensinar exige rigorosidade metódica O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil 5 do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possivel a pressuposição por parte dos educandos de que o 10 educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido 15 pelos educandos. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 26. a) Explique, com suas próprias palavras, o que distingue os conceitos de “rigorosidade metódica” e de “discurso bancário”, apresentados por Paulo Freire. b) Identifique o referente do pronome demonstrativo estes em "que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos” (linhas 10 -11 - texto 1). €) Conservando o seu sentido original, reescreva a frase abaixo, atendendo à modificação proposta. Faça as alterações necessárias. Frase original: “Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.” (texto 1) Frase modificada Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é aprendido pelos educandos


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?